19/06/2010

Palmares: Tragédia anunciada
Palmares: A maior catástrofe natuaral de sua história - morte, destruição e sofrimento
Compartilhe esta notícia:

TODAS AS FOTOS RECENTES ESTÃO DISPONÍVEIS NA GALERIA DE  EVENTOS  E NA EDIÇÃO ESPECIAL

Palmares: Tragédia anunciada

O município dos Palmares - Mata Sul do Estado de Pernambuco, foi destruído parcialmente por uma " tromba d´água" nessa sexta-feira (18-06-2010), atingida por um raro fenômeno que precipitou na Bacia do Una mais de 150 mm3 de chuvas em um único dia e mais de 400 mm3 em 4 dias, o que causou uma catástrofe de dimensões impensáveis, levando à morte, destruição e muita dor.


-- VEJA AS IMAGENS - CLIQUE AQUI --

Milhares de pessoas ilhadas, usando o seu telhado como refúgio, muitas morreram de hipotermia, desidratação e morte súbita, pois ficaram até 16 horas expostas ao frio, ao estresse e a fome. Ainda não deu para contabilizar o número de mortos, desalojados e desabrigados face ao caos reinante.

Com a rapidez e a presteza que o caso requer, o Governador Eduardo Campos aportou na cidade ao raiar do sol, acompanhado de Secretários Estaduais, Deputados, apoio aero-naval (PM-PE, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e de integrantes da CODECIPE), 100 homens do Corpo de Bombeiros, com barcos, Jetsky e apoio aéreo (4 helicópteros).

O Presidente Lula enviou os Ministros da Integração Regional, João Santana e o Ministro das Cidades , Márcio Fortes que fizeram o reconhecimento das áreas destruídas , em toda região e priorizaram a estratégia do resgate imediato das vítimas, em áreas de risco ( especialmente crianças , idosos , gestantes ). Após o resgate das vítimas , as ações serão direcionadas para reconstruir as cidades e evitar recidiva em enchentes desse porte , com a possível construção de barragens , na Bacia do Rio Una.

Segundo Eduardo Campos o seu Governo já realizou estudos e concluiu Projetos para construção de 4 barragens que deverão resolver em caráter definitivo o problema cíclico das enchentes da Mata Sul: 1) A primeira será em Batateiras de Panelas (Rio Panelas). 2) a segunda em Igarapeba - São Benedito do Sul. 3) a terceira em Belém de Maria (Rio Panelas) . 4) e a quarta em Serro Azul - Palmares (Rio Una). Essas Barragens estão orçadas em 200 milhões de reais e poderão acumular até 180 milhões de m3 de água.

Os Ministros da integração e das Cidades foram receptivos aos pleitos do Governador de Pernambuco e registraram que existe dotação orçamentária de 7 milhões de reais para o SAAE - Palmares.

O Governador ficou estarrecido com a destruição da ponte sobre a BR 101 Sul (altura do Posto Ipirangão) que não tinha sido entregue oficialmente.

O GIRO-PE não tem Engenheiro versado nessa especialidade de obra de arte, mas o senso comum impõe uma reflexão: Foram construídas duas pontes sobre o Rio Una, a primeira liga a cidade a BR 101 e seu vão é no mínimo 3 metros superior ao da ponte do Posto Ipirangão. Essa primeira, foi construída com um pilar que constringe o fluxo natural do Rio Una, naquela localidade, o que já ocasionou dois episódios de destruição de sua cabeceira. A segunda ponte junto ao Ipirangão foi construída com um vão muito baixo e que funciona como barreira, quando o Rio Una eleva seu nível, causando redução de fluxo e refluxo de parte do seu volume em direção contrária, o que em tese pioraria as enchente e sobrecarregaria suas estruturas, causando estresse no material e avulsão da estrutura de sustentação, fato esse previsível.

O Governo Federal deveria ter aproveitado a duplicação dessa importante via terrestre para corrigir três lapsos de sua Engenharia; 1) Construir mais um pilar de sustentação na ponte que dá acesso a BR 101 em direção a CIRETRAN e retirar aquele aterro que funciona como barreira ao fluxo do Rio. 2) A ponte que existia sobre o Rio Una (Ipirangão) deveria ser reconstruída com um vão e uma altura maiores evitando, mais uma vez, o efeito barreira. 3) Demolir o Viaduto Lúcia Paiva e recontruí-lo mais alto e retirar o pilar central do meio da pista de rolamento da maior avenida do município, o que representa uma anomalia grave de trafegabilidade e uma excrescência de engenharia urbana

 

-- VEJA AS IMAGENS - CLIQUE AQUI --


O Governador solicitou aos motoristas de autocarga que não utilizem a BR 101 no trecho Palmares e usem as PE Litorânea e PE 60, pois o pavimento do município não suporta o peso dos caminhões e carretas que ali trafegam.

As cidades mais afetadas ( na Mata Sul ) foram : Belém de Maria , Catende , Palmares, Água Preta , Barreiros , embora o Governador Eduardo Campos registrasse situação crítica em mais de 41 municípios pernambucanos.

Recebemos informações que os muros do Presídio Dr Rorenildo da Rocha Leão ruíram e houve tentativa de fugas, mas não conseguimos registro oficial de quantos presos se evadiram; A Polícia Militar foi acionada, utilizou apoio aéreo e controlou a tentativa de fuga; Essa Unidade Prisional detém o incômodo título de ser a mais superlotada de Pernambuco e uma das maiores do Brasil. (vide reportagem completa; http://www.girope.com.br/noticias.php?id=7966)

20:28 h Acaba de serem resgatados o Juiz de Direito Evani Estevão de Barros, sua família e o Professor Enoelino filho. Todos estavam sitiados há mais de 24 h.

 23:30 h Nesse momento, as águas baixaram e já se pode avaliar o cenário de total destruição, com carros empilhados, os brinquedos do parque de diversão retorcidos, lojas destruídas, unidades de saúde danificadas.

Não há mais pessoas a resgatar, apenas a alojar.

A única avenida que se encontra com água (cerca de 1,2 m) é a José Américo de Miranda, onde se encontram, majoritariamente, lojas comerciais.

Vamos parar para tentar recuperar alguns de nossos servidores e amanhã volataremos a informar, inclusive o número de vítimas e seus nomes.

Desculpem-nos por algumas imperfeições circunstanciais, pois operamos, nesse período, em condições precárias, editando minuto-a-minuto a luz de velas ou de lanternas.

Até breve. Obrigado pelo contato. Boa noite





Fonte: GIRO-PE

Nenhum comentário! Faça o primeiro

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do GIRO PE. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Serão deletados comentários com PALAVRÕES, NOMES DE TERCEIROS, DENÚNCIAS OU QUE INCITEM A VIOLÊNCIA. O GIRO PE poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Parque 18 de Maio
Mulher assassinada em Caruaru
Assista
Segundo o Deputado federal bolsonaro, Preso tem que se *&%$#@* e acabou
Palmares
Polícia apreende 142 pedras de crack no Bairro Santo Onofre
Protestos
Professores de Santa Maria da Boa Vista interditam BR-428
Dentro do Banco
Vigilante da agência do Banco do Brasil de Bom Jardim comete suicídio
Oportunidade
Fornecedores da Fiat abrem 1.350 vagas - Confira as vagas já abertas
Arcoverde
Inscrições do concurso público de Arcoverde estão abertas até o dia 24 de abril
600 vagas
Concurso Polícia Federal - A remuneração inicial é de R$ 7.887,33.
Disponível
Vagas de estágio para várias áreas em Garanhuns
Oportunidades
Três concursos abertos no Estado nesta quarta
GIRO PE - Seu Melhor lugar na Web
Copyright 2006 - 2014.
Todos os direitos reservados.